Efeitos positivos do magnésio na menopausa
O magnésio é um dos minerais que mais temos no corpo e que tem relevância para a mulher em todas as fases de sua vida, pois ele participa de uma série de reações enzimáticas muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, ele é importante para a produção de energia, para o metabolismo, para manter a pressão arterial normal e também para manter a manutenção da massa óssea e muscular.
Embora geralmente se tenha grande quantidade de magnésio no corpo, pode acontecer da mulher apresentar deficiência desse mineral em algum momento, por conta principalmente da ingestão de muitos alimentos industrializados, com muito açúcar, refrigerante e pela falta de consumo frequente de frutas e legumes. A ingestão de bebida alcoólica também pode atrapalhar a absorção de magnésio, pois interfere na absorção de vitamina D.
Atualmente, a ingestão de alimentos industrializados geralmente acontece por falta de tempo e de organização devido a correria do dia a dia, sendo mais fácil e prático comer esses alimentos do que manter uma alimentação rica em alimentos saudáveis.
Na menopausa, o magnésio ajuda a melhorar a qualidade de vida da mulher. Nessa fase, é comum as mulheres apresentarem alterações de humor, pouca energia e mais cansaço, principalmente por causa da queda hormonal. E o magnésio tem um importante papel na regulação dos hormônios (o que ajuda a melhorar o humor, diminuir o cansaço e aumentar a energia).
Além disso, ele também melhora o desempenho físico, atua na síntese do DNA e do RNA, previne contra a osteoporose, ajuda no controle de diabetes e tem papel importante na produção da serotonina, também conhecido como o hormônio da felicidade.
Por conta dessas questões, é muito importante que a mulher faça exames para saber como estão os nutrientes em seu organismo em todas as fases de sua vida, incluindo a menopausa. A deficiência de algum nutriente pode trazer sintomas indesejados, que podem acabar atrapalhando a sua rotina, qualidade de vida e trazendo consequências graves. Entre os sintomas que a falta de magnésio pode causar durante a menopausa estão a insônia, fadiga, osteoporose, depressão, dores de cabeça, enxaqueca, câimbras e arritmia cardíaca.
Me siga no instagram e receba mais conteúdo feito pra você!
Leia Também: