Coenzima Q10 e a saúde da mulher
A Coenzima Q10 é encontrada em todas as células do nosso organismo e têm papéis importantes para o bom funcionamento do corpo, como ajudar a fortalecer o sistema imunológico, reduzir as taxas de colesterol e açúcar no sangue, reduz os radicais livres, assim como participa dos processos para produção de energia e do tratamento da síndrome dos ovários policísticos (SOP).
Essa substância é fundamental para a saúde da mulher, pois sua característica antioxidante é importante para retardar o processo de envelhecimento das células, o que inibe a oxidação do DNA. Além disso, a coenzima Q10 tem um efeito oxidante maior do que a vitamina E, o que ajuda a melhorar a pré-eclâmpsia em quadros de gravidez de risco e aumenta a imunidade.
A coenzima Q10 ajuda a melhorar a fertilidade da mulher ao aumentar a produção de energia das mitocôndrias, o que ajuda na maturação dos oócitos (onde fica o DNA materno) e na formação de embriões de boa qualidade, deixando o processo de envelhecimento do ovário mais lento.
Após os 35 anos de idade, é comum as mulheres começarem a produzir menos quantidade de óvulos e de menor qualidade. Conforme a mulher vai envelhecendo, a produção de energia mitocondrial dos óvulos diminui, o que prejudica o processo de maturação e pode influenciar a divisão dos cromossomos, o que pode aumentar as chances de causar no embrião uma doença originada de problemas nos cromossomos. Sendo assim, quanto mais energia estiver concentrada nas mitocôndrias, maior a possibilidade de o óvulo não desenvolver doenças causadas por alterações genéticas como, por exemplo, a Síndrome de Down, possibilitando assim que a mulher possa ter uma gestação mais tranquila.
No caso das mulheres que estão tentando engravidar, a coenzima Q10 pode trazer benefícios, ela serve como uma vitamina extra para aumentar a possibilidade de fertilização.
Além de ajudar na fertilidade da mulher, a Coenzima Q10 é uma importante aliada no processo de emagrecimento, pois auxilia na queima de gordura ao acelerar o metabolismo e a produção de energia. Entretanto, essa vitamina deve ser combinada com outros cuidados para que a perda de peso seja eficaz, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos com frequência.
O que muitas pessoas não sabem é que ao tomar medicamentos da classe das Estatinas (Sinvastatina, Rosuvastatina, Atorvastatina) para abaixar o colesterol, a produção de Coenzima Q10 diminui, o que traz inúmeros prejuízos ao organismo, como mencionado acima.
Assim, se você faz uso de algum desses medicamentos, converse com seu médico para repor a Coenzima Q10.
Baixe o nosso e-book saber mais sobre os benefícios da coenzima Q10 para a saúde das mulheres
Me siga no instagram e receba mais conteúdo feito pra você!
Leia Também: