A ginecologia na menopausa
As mulheres geralmente começam a se consultar com um ginecologista muito novas, e esse profissional vai acompanhando diversas fases da vida da paciente, como boa parte da adolescência, a primeira relação sexual, esclarece as dúvidas quando ela decide que chegou o momento de começar a pensar em ter filhos, o pré-natal, o nascimento dos filhos e a menopausa.
O corpo da mulher passa por diversas mudanças ao longo de todo esse tempo, mas durante a menopausa é ainda mais importante manter as consultas ao ginecologista em dia, uma vez que nesse momento começa a cair a produção de hormônios por conta do fim da fase reprodutiva.
Por conta dessas mudanças, é comum que apareçam alguns problemas que atrapalham a rotina da paciente, como ressecamento da região íntima, flacidez e também os sintomas da menopausa, como alterações de humor, ondas de calor, suores noturnos, cansaço, falta de lubrificação e dores durante a relação sexual.
Para avaliar como está a saúde da paciente e pensar em tratamentos que possam aliviar esses sintomas para melhorar a qualidade de vida da mulher, o ginecologista solicita exames que são indicados para todas as mulheres e outros mais específicos para investigar se existe algum problema que precisa ser tratado.
Os exames que costumam ser pedidos para as pacientes que estão na menopausa são:
- Papanicolau: que deve ser feito até os 65 anos e depois dessa idade, ele passa a ser opcional
- Ultrassom transvaginal: para avaliar o útero e os ovários
- Ultrassom abdome total: para avaliar todos os órgãos abdominais
- Ultrassom de mamas e Mamografia,
- Exames laboratoriais: sangue, urina, fezes e saliva
- Exame fisico: que tem o objetivo de investigar se existe alguma alteração nas mamas ou na região pélvica. Esse exame é feito por meio do toque, espéculo e palpação das mamas
- Densitometria óssea, um exame muito importante nesse período da menopausa porque pode detectar a osteopenia e a osteoporose, doenças que as mulheres correm o risco de ter nessa fase da vida.
Para garantir que o período de transição para a menopausa e a chegada desse momento na sua vida não serão acompanhados de grandes problemas de saúde, é essencial continuar frequentando o consultório ginecológico no mínimo uma vez por ano, a fim de fazer os exames de rotina para checar se está tudo bem com a sua saúde e fazer a detecção precoce de algumas doenças e sintomas e já fazer os tratamentos necessários.
E para saber mais sobre a importância do ginecologista para as outras fases da vida da mulher e porque ela deve sempre manter as consultas com esse profissional em dia, baixe o e-book grátis “Ginecologia e Obstétrica: para cada fase da mulher”!
Me siga no instagram para saber mais dicas! @dramarcelalorenzo
Leia Também: