O Implanon é um contraceptivo da categoria dos métodos hormonais e possui 99% de eficácia. É o implante de um pequeno bastão no antebraço. Ele tem cerca de 2mm de diâmetro por 4cm de comprimento, sendo semelhante a um palito de fósforo.
Ele é inserido sob a pele na região interna do braço e pode ser utilizado por até três anos, com fácil remoção e reaplicação. O procedimento é feito com anestesia local e o ideal é que seja aplicado até sete dias após o início do ciclo menstrual.
A adaptação ao implante pode durar até seis meses, visto que ele afeta diretamente o funcionamento do organismo da mulher. É comum ocorrer irregularidade menstrual e sangramento fora do período.
O etonogestrel, hormônio derivado da progesterona contido no Implanon, é liberado continuamente na corrente sanguínea numa quantidade inferior quando comparada às pílulas anticoncepcionais. Ele bloqueia a ação dos ovários, impedindo-os de liberar os óvulos, e ainda estimula o aumento da densidade do muco cervical, reduzindo a motilidade do espermatozoide.
No caso de lactantes, é recomendado que seja aplicado quando terminar o puerpério (período de 60 dias após a gravidez). Além disso, se houver alguma hipótese de gravidez, a paciente não pode realizar o procedimento.
É um método reversível, ou seja, a mulher pode engravidar sem problemas depois de suspenso o uso do contraceptivo.
Consulte sempre um especialista antes de iniciar um método contraceptivo.
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos o uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies.
Automated page speed optimizations for fast site performance