Pré-Natal

O pré-natal corresponde à assistência obstétrica durante a gestação, com a finalidade de obter um acompanhamento detalhado da saúde da gestante e do bebê. Ele é extremamente importante para prevenir inúmeras doenças e complicações que podem vir a ocorrer, inclusive o parto prematuro e o aborto espontâneo.
É durante o pré-natal que o obstetra identifica qual é a idade gestacional, a classificação de risco da gravidez, se ela possui baixo ou alto risco e a data provável do parto (considerando a altura uterina e a data da última menstruação).
Além disso, com os exames de pré-natal, o obstetra poderá analisar todo o histórico de saúde da gestante, tais como: doenças preexistentes, cirurgias e gestações anteriores, hábitos de vida e alimentação, além de identificar os sintomas que ela já teve durante a gestação.

Quando começar o pré natal

O pré-natal deve ser iniciado assim que a mulher descobre que está grávida. Recomenda-se que as consultas sejam realizadas com a seguinte frequência:

Como funcionam as consulta de pré-natal

Durante as consulta de pré-natal, o obstetra geralmente verifica:

Exames realizados no pré-natal

Vale ressaltar que o pré-natal é um direito de toda gestante e pode ser realizado nos postos de saúde, hospitais e clínicas particulares ou públicas. Durante essas consultas, a mulher também deve se informar sobre os procedimentos e preparativos para o parto.