Os exames de rotina ginecológica são considerados as mais eficazes formas dos ginecologistas garantirem que a saúde da mulher vai bem. A consulta ginecológica deve ser realizada uma vez ao ano, no mínimo.
Esses procedimentos servem para analisar como está a saúde pélvica (sexual e reprodutiva) da mulher, ou seja, todos os órgãos da região. Com a rotina ginecológica, é possível prevenir doenças ou diagnosticar algum distúrbio logo de início, como, por exemplo: corrimento, dor pélvica ou sangramentos fora do período menstrual.
A primeira visita de uma menina ao ginecologista deve ser assim que ela tem a sua primeira menstruação. Afinal, a partir desse momento, ela se torna fértil, ou seja, torna-se capaz de engravidar.
Além disso, é muito importante que ela aprenda sobre o funcionamento de seu corpo, como é a ovulação, como são as cólicas menstruais e a TPM (tensão pré-menstrual), como se prevenir de uma gravidez indesejada e como se cuidar para não contrair doenças sexualmente transmissíveis.
A faixa etária entre os 9 e 13 anos de idade é uma das mais indicadas para levar uma menina ao ginecologista pela primeira vez, pois ela poderá ser vacinada contra o vírus do HPV, que é sexualmente transmissível e a maior causa do câncer do colo do útero.
No entanto, a maioria dos procedimentos ginecológicos só são possíveis de serem realizados após a primeira relação sexual. Com isso, é muito importante que a menina consulte-se com um ginecologista de confiança, a fim de ter orientações e diagnósticos gerais.
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos o uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies.