Inflamação crônica e suas causas

Inflamação crônica e suas causas

Inflamação crônica e suas causas

Inflamação crônica: O nosso corpo é um sistema extremamente complexo e muito bem elaborado, tendo mecanismos de defesa que são altamente eficientes.

Mas, e se esses mecanismos funcionarem constantemente, quais consequências você pode ter no organismo? É aqui que entra a inflamação crônica subclínica!

Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre ela e as suas causas!

Continue lendo para saber mais!

Inflamação crônica e suas causas

Hoje temos um olhar muito mais atento para a saúde e para o envelhecimento. Dessa maneira, acabamos descobrindo algumas condições que, por vezes, não há nem histórico na família!

Doenças cardiovasculares, problemas hormonais e o envelhecimento precoce surgem, mas sem causas aparentes. Contudo, se fizer uma boa investigação, você irá descobrir o problema, neste caso, estamos falando da inflamação crônica!

A inflamação crônica subclínica não possui sintomas aparentes e ela surge devido a um quadro inflamatório que não desaparece.

Cotidianamente somos expostos a diversos agentes nocivos, tais agentes fazem o corpo ativar o sistema imunológico a produzir proteínas, chamadas de citocinas, para defender o organismo.

Em princípio, isto é bom, porque demonstra um bom funcionamento do sistema imunológico, porém, no longo prazo, não faz bem. Esta reação constante e por tempo prolongado danifica os órgãos, gerando um quadro prolongado de inflamação e problemas de saúde.

Isto é o que chamamos de inflamação crônica, uma resposta constante e por um longo tempo do sistema imunológico.

Mas, o que pode desencadear esta resposta?

Como foi dito, ela surge por causa de agentes nocivos, então podemos citar:

● Má alimentação, bem como a baixa absorção dos nutrientes;

● Estresse;

● Má qualidade do sono;

● Poluição;

● Condições específicas que precisam ser investigadas, devido a particularidade de cada paciente.

E é preciso que todos prestem atenção nas causas, pois este é foco tanto do tratamento quanto da prevenção. A inflamação crônica não possui grupo de risco e nem histórico familiar, deixando todos sujeitos ao seu surgimento.

Quando falamos em inflamação crônica, estamos tratando de uma condição silenciosa, mas que gera problemas graves na saúde de qualquer indivíduo. Entretanto, com um bom acompanhamento médico e tendo uma boa rotina de alimentação e atividade física, além de ajudar a tratar, previne o seu surgimento.

E que tal ver mais detalhes sobre o assunto?

Venha conferir o novo e-book!

Baixe agora mesmo e saiba mais sobre a inflamação crônica!

 


Me siga no instagram e receba mais conteúdo feito pra você! 

Leia Também:

“Soroterapia, uma abordagem terapêutica mais eficiente.”